IFSulDeMinas 2016/1

Tentação

 

  Ela estava com soluço. E como se não bastasse a claridade das duas horas, ela era ruiva.
  Na rua vazia as pedras vibravam de calor - a cabeça da menina flamejava. Sentada nos
degraus de sua casa, ela suportava. Ninguém na rua, só uma pessoa esperando inutilmente no
ponto do bonde. E como se não bastasse seu olhar submisso e paciente, o soluço a interrompia de
[5] momento a momento, abalando o queixo que se apoiava conformado na mão. Que fazer de uma
menina ruiva com soluço? Olhamo-nos sem palavras, desalento contra desalento. Na rua deserta
nenhum sinal de bonde. Numa terra de morenos, ser ruivo era uma revolta involuntária. Que
importava se num dia futuro sua marca ia fazê-la erguer insolente uma cabeça de mulher? Por
enquanto ela estava sentada num degrau faiscante da porta, às duas horas. O que a salvava era uma
bolsa velha de senhora, com alça partida. Segurava-a com um amor conjugal já habituado,
apertando-a contra os joelhos.
  Foi quando se aproximou a sua outra metade neste mundo, um irmão em Grajaú. A
possibilidade de comunicação surgiu no ângulo quente da esquina acompanhando uma senhora, e
encarnada na figura de um cão. Era um basset lindo e miserável, doce sob a sua fatalidade. Era um
[15] basset ruivo.
  Lá vinha ele trotando, à frente de sua dona, arrastando seu comprimento. Desprevenido,
acostumado, cachorro.
  A menina abriu os olhos pasmados. Suavemente avisado, o cachorro estacou diante dela.

Sua língua vibrava. Ambos se olhavam.
[20]   Entre tantos seres que estão prontos para se tornarem donos de outro ser, lá estava a
menina que viera ao mundo para ter aquele cachorro. Ele fremia suavemente, sem latir. Ela
olhava-o sob os cabelos, fascinada, séria. Quanto tempo se passava? Um grande soluço sacudiu-a
desafinado. Ele nem sequer tremeu. Também ela passou por cima do soluço e continuou a fitá-lo.
  Os pelos de ambos eram curtos, vermelhos.
[25]   Que foi que se disseram? Não se sabe. Sabe-se apenas que se comunicaram rapidamente,
pois não havia tempo. Sabe-se também que sem falar eles se pediam. Pediam-se, com urgência,

com encabulamento, surpreendidos.
  No meio de tanta vaga impossibilidade e de tanto sol, ali estava a solução para a criança
vermelha. E no meio de tantas ruas a serem trotadas, de tantos cães maiores, de tantos esgotos
[30] secos - lá estava uma menina, como se fora carne de sua ruiva carne. Eles se fitavam profundos,
entregues, ausentes de Grajaú. Mais um instante e o suspenso sonho se quebraria, cedendo talvez à
gravidade com que se pediam.

  Mas ambos eram comprometidos.

  Ela com sua infância impossível, o centro da inocência que só se abriria quando ela fosse

[35] uma mulher. Ele, com sua natureza aprisionada.

A dona esperava impaciente sob o guarda-sol. O basset ruivo afinal despregou-se da

menina e saiu sonâmbulo. Ela ficou espantada, com o acontecimento nas mãos, numa mudez que

nem pai nem mãe compreenderiam. Acompanhou-o com olhos pretos que mal acreditavam,

debruçada sobre a bolsa e os joelhos, até vê-lo dobrar a outra esquina.

[40] Mas ele foi mais forte que ela. Nem uma só vez olhou para trás.

Fonte: LISPECTOR, Clarice. “Tentação”. In: Felicidade clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. Adaptado.

A respeito do narrador do conto Tentação, assinale a alternativa CORRETA.

a

Em sua integridade, o conto Tentação é narrado na primeira pessoa, como podemos observar em: “Ela estava com soluço. E como se não bastasse a claridade das duas horas, ela era ruiva” (linha 1). 

b

Inicialmente, o narrador do conto Tentação atua em terceira pessoa, contudo é identificado na primeira pessoa no seguinte fragmento: “Olhamo-nos sem palavras, desalento contra desalento” (linhas 6).

c

O conto Tentação é narrado na primeira pessoa e o narrador atua como personagem. É o que podemos comprovar em: “Lá vinha ele trotando, à frente de sua dona, arrastando seu comprimento” (linha 16). 

d

Quando observamos que o conto Tentação é narrado na primeira pessoa, reconhecemos que o narrador descreve os fatos com neutralidade e imparcialidade, conforme observamos no seguinte trecho: “A menina abriu os olhos pasmados” (linha 18). 

e

O conto Tentação é narrado na terceira pessoa, o que permite ao narrador-protagonista emitir um julgamento inconsciente e tendencioso, conforme o fragmento: “Ela olhava-o sob os cabelos, fascinada, séria. Quanto tempo se passava? Um grande soluço sacudiu-a desafinado” (linhas 21- 23).

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B
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