Tecnologia vai tirar 7 milhões de empregos até 2021, afirma estudo
Estudo do Fórum Econômico Mundial aponta que as revoluções tecnológicas encerrarão 7 milhões de vagas até 2021. Pessoas de meia idade devem ser as mais afetadas e população nessa faixa etária crescerá ainda mais nos próximos anos.
Vera Batista
Postado em 12/02/2018 08:00 / atualizado em 11/02/2018 23:37
A pesquisa revela que, se por um lado, a tecnologia é o motor fundamental para o desenvolvimento, por outro, vai criar um abismo ainda maior de desigualdade.
Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ economia/2018/02/12/
A notícia ao lado revela corretamente
o fortalecimento do desemprego conjuntural, impulsionado pela segunda revolução industrial e consequente avanço tecnológico, permitindo o fortalecimento da substituição do trabalho repetitivo humano pela máquina.
o desemprego temporário, comum nas mudanças de fase da Divisão Internacional do Trabalho, leva à reacomodação dos desempregados ao início do novo período tecnológico, o que deve acontecer após 2021.
o avanço do desemprego estrutural, onde postos de trabalho são eliminados e não retornam, criando uma massa de desempregados com poucas perspectivas de realocação no setor em que atuavam.
a realidade e capilarização da indústria 4.0 em, praticamente, todo o planeta. Essa nova proposta industrial avança a passos largos e sua principal consequência é a eliminação de postos de trabalho, principalmente os relacionados à média qualificação.