Tanto o chamado Pré-Modernismo como a Semana de Arte Moderna, de 1922, caracterizam-se como momentos de transição no âmbito político, cultural e literário.
Assinale a alternativa que reúne, respectivamente: algumas das principais caraterísticas e textos pré- -modernistas; evidências e obras presentes na chamada Semana de Arte Moderna.
Afirmação dos princípios da Arte Moderna, em Há uma Gota de Sangue em Cada Poema, e o regionalismo, em Os Sertões. / Referências ao nacionalismo saudosista, em Triste Fim de Policarpo Quaresma, e apresentação das vanguardas europeias, em Canaã.
Crítica e desconstrução de modelos estéticos ultrapassados, em Os Sapos, e afirmação dos princípios da Arte Moderna, em Ode ao Burguês. / Referências ao nacionalismo saudosista, em Triste Fim de Policarpo Quaresma, e o regionalismo, em Os Sertões.
Referências ao nacionalismo saudosista, em Triste Fim de Policarpo Quaresma, e o regionalismo, em Os Sertões. / Crítica e desconstrução de modelos estéticos ultrapassados, em Os Sapos, e afirmação dos princípios da Arte Moderna, em Ode ao Burguês.
Referências a aspectos do Naturalismo, em Triste Fim de Policarpo Quaresma, e mistura de estilos literários de movimentos anteriores, em Canaã. / Busca de uma identidade nacional própria, em Cidades Mortas, e estética cultural vanguardista, em A Cinza das Horas.
O regionalismo, em Os Sertões, e a crítica ao imperialismo germânico, em Canaã. / Crítica ao Parnasianismo, em Paranóia ou Mistificação, e desconstrução de modelos artísticos antigos, em Urupês.