Tanto de meu estado me acho incerto,
Que em vivo ardor tremendo estou de frio;
Sem causa, juntamente choro e rio,
O mundo todo abarco e nada aperto.
É tudo quanto sinto, um desconcerto;
Da alma um fogo me sai, da vista um rio;
Agora espero, agora desconfio,
Agora desvario, agora acerto.
Estando em terra, chego ao Céu voando,
Numa hora acho mil anos, e é de jeito
Que em mil anos não posso achar uma hora.
Se me pergunta alguém porque assi ando,
Respondo que não sei; porém suspeito
Que só porque vos vi, minha Senhora.
(Luís Vaz de Camões)
Assinale a afirmação incorreta sobre o texto.
Trata-se de um soneto de versos decassílabos, típico poema da medida nova praticada no Classicismo renascentista.
Estados paradoxais do eu lírico, como “choro e rio” ao mesmo tempo, ou “em vivo ardor tremendo estou de frio”, classificam o poema no Maneirismo, pois prenunciam elementos típicos do Barroco.
A exaltação ao amor e à mulher idealizada faz com que o eu poético passe por experiências extremadas ou hiperbólicas, como na terceira estrofe.
A solenidade do texto ao tematizar uma mulher inspiradora de encantamento transparece, por exemplo, no uso da expressão “Senhora” com inicial maiúscula.
O conjunto de sensações corporais opostas e a provocação de um estado mental e espiritual contraditórios não valeram a pena para o poeta, pois este só conseguiu ver a amada.
Soneto: composição poética formada por 14 versos, geralmente decassílabos, distribuídos em dois quartetos e dois tercetos.
Classicismo: movimento literário do século XVI que valoriza a medida nova e a retomada de elementos greco-latinos, prezando pela harmonia.
Maneirismo: transição entre o Classicismo e o Barroco, marcada por tensões e paradoxos que reflectem inquietude do ser humano.
Mulher idealizada: típica da poesia lírica de Camões, em que a figura feminina é colocada em posição elevada.