Tanto Bakhtin quanto Vygotsky abordam a linguagem como princípio para a interação social e fundamentam-se na concepção da criança como produtora de cultura e sujeito de direitos. Acerca das concepções de alfabetização e letramento na perspectiva sociointeracionista, assinale a alternativa INCORRETA.
Vygotsky e Bakhtin apresentam a constituição da linguagem escrita pela criança como parte do processo geral de constituição da linguagem. E como um processo contínuo de inserção no mundo da escrita através das interações sociais orais da criança, considerando o significado que a escrita tem na sociedade.
A linguagem escrita não segue uma linha reta e nem contínua, pois a linguagem escrita diz respeito à apropriação da produção da cultura, dos modos de vida, das crenças, das concepções dos conhecimentos elaborados e sistematizados partilhados com os sujeitos ou grupos que compõem o contexto mais próximo à criança.
O processo de constituição da linguagem pela criança se inicia fora das instituições educacionais. Cabe aos professores de Educação Infantil trazer significado a esse processo, para o mundo da criança, onde ela tenha interesse.
É fundamental conhecer e considerar as características da criança de zero a seis anos e seus contextos, no seu processo de formação social e pessoal. Ter como referência a criança no trabalho pedagógico implica desenvolver um olhar sensível a fim de primar por experiências concretas, expressões e relações multifacetadas, compreendendo como ela conhece o mundo, o afeto, o prazer e o desprazer, a fantasia, o brincar.
Os processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças se constituem a partir de seu contexto social, econômico e político, e de encontro com os contextos de outros sujeitos, encontro este marcado e movido pela mediação que produz significações diversas.