tabela abaixo mostra o número de testes com armas nucleares realizados de 1945 a 1998, por países selecionados. Considerando o contexto e a geopolítica internacional no período analisado, é CORRETO afirmar que
a entrada de países como China, Índia e Paquistão para o chamado “clube atômico” (países que possuem armas nucleares) nos anos 1960 explica a expansão do número de testes naquele momento.
a virtual eliminação de testes nucleares a partir da década de 1990 é resultado da aliança estratégica entre EUA e Rússia após a dissolução da União Soviética.
a persistência na realização de testes nucleares por parte de Índia e Paquistão é explicada pela ausência de acordos internacionais que limitem esse tipo de experimento.
Índia e Paquistão passaram a realizar testes nucleares como reação à ameaça representada pela China e seu imenso arsenal atômico.
o auge de testes verificado na década de 1960 é explicado pelo acirramento da rivalidade entre Estados Unidos e União Soviética e a corrida armamentista, enquanto que a diminuição dos testes a partir dos anos 1980-1990 é justificada pela entrada em vigor de acordos de desarmamento.