Suor não é sinônimo de queima de gordura... Para muitas pessoas, correr debaixo do sol do meio-dia ou usar muita roupa enquanto se pratica esporte é sinônimo de emagrecimento, uma vez que acreditam que quanto mais transpirarem, maior será a queima de gordura.
Acontece que suar não emagrece. Perdem-se apenas água e sais minerais. Depois de uma sauna, por exemplo, a pessoa normalmente vai perceber uma redução em seu peso corporal, mas assim que ingerir o primeiro copo d’água, o líquido perdido vai sendo reposto e o peso acaba voltando ao normal.
O organismo transpira para manter estável a temperatura interna do corpo, transferindo o calor de dentro para fora e, assim, mantendo a temperatura interna do organismo entre 36 e 36,5ºC.
Se você deseja “queimar” aquelas incômodas gordurinhas, já que com a transpiração não se perde peso, o ideal é queimá- las de uma maneira gradativa e saudável. Cerca de 30 minutos de atividade física moderada (caminhar, correr ou andar de bicicleta), três vezes por semana, são ideais para isso. Com esse ritmo de perda de calorias, você queimará um quilograma de gordura por mês.
(http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1487 Acesso em: 06.09.2010. Adaptado)
Sobre a transpiração e as substâncias que compõem o suor, é válido afirmar que
a água e os sais minerais, no suor, formam uma mistura heterogênea.
a água sofre vaporização absorvendo calor do corpo, durante a transpiração.
o sal cloreto de sódio é obtido nas salinas unicamente por processo químico.
a água e o sal cloreto de sódio são formados pelo mesmo número de átomos.
a substância água é formada por duas moléculas de hidrogênio ligadas a uma molécula de oxigênio.