Subindo ao poder em outubro de 1930, Getúlio Vargas nele permaneceu por quinze anos, sucessivamente, como chefe de um governo provisório, presidente eleito pelo voto indireto e ditador. Deposto em 1945, voltaria à presidência pelo voto popular em 1950, não chegando a completar o mandato por se suicidar em 1954. (FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995, p.331)
Sobre as ações do governo Varguista afirma-se que:
I. A inauguração, em 12 de outubro de 1931, da estátua do Cristo Redentor no Corcovado (RJ) foi um ato simbólico do apoio entre o governo Vargas e a Igreja Católica.
II. O governo Vargas não abandonou o setor cafeeiro, porém centralizou suas decisões no recém criado Conselho Nacional do Café (CNC), o qual permitiu a manutenção das elites oligárquicas cafeeiras do Estado de São Paulo e sua contínua interferência na vida política.
III. A partir de novembro de 1930, a política Varguista assumiu os governos estaduais por meio das Interventorias. Para Pernambuco, este ato significou a ascensão de Agamenon Magalhães que, a partir de novembro de 1937, passou a ser Interventor do Estado.
IV. A insurreição política e militar chamada de Intentona Comunista, promovida pelo recém criado PTB, opôs-se ao governo de Vargas e deu motivos para se lançar o Golpe do Estado Novo.
V. Em Pernambuco, o Levante de 1935 atingiu Olinda, além dos bairros da Torre e Casa Amarela, onde civis e militares amotinados, entre eles Gregório Bezerra, tentaram fazer vitorioso o movimento.
Estão corretas, apenas:
I, II e III
I, III e IV
I, III e V
II, III e IV
III e V