Somente na segunda metade do século XX, o Brasil tornou-se um país urbano, realidade que se materializou em função da sua dinâmica política e socioeconômica.
Com relação à desenvoltura urbana nacional, é correto afirmar que
o crescimento da população urbana em relação à rural coincidiu com o período de consolidação da industrialização do país, sendo, em 1980, a primeira vez em que houve mais habitantes nas cidades do que no campo.
a rede urbana de uma região envolve as relações entre o campo e a cidade e as relações entre os diferentes tipos de cidades, onde a existência de uma rede de transportes e de comunicação é fundamental para sua integração.
a primeira cidade tecnológica ou tecnopolo surgiu no início dos anos 1940, em Campinas, no interior de São Paulo, e foi concebida a partir da iniciativa privada e tinha suas atividades concentradas na chamada química fina.
a megalópole que se formou no eixo Rio de Janeiro - São Paulo - Belo Horizonte, demostra o rápido crescimento urbano ocorrido no país a partir dos anos 1930, resultante do acelerado processo industrial da região Sudeste.
o conceito de Região Metropolitana, surgido em 19783, ocorreu para designar o conjunto de municípios contíguos, porém desintegrados socioeconomicamente a uma cidade central, os quais passaram a competir entre si por melhores ofertas de infraestrutura e serviços.