Somente na segunda metade do século 20, o Brasil tornou-se um país urbano, ou seja, mais de 50% de sua população passou a residir nas cidades. A partir da década de 1950, o processo de urbanização no Brasil tornou-se cada vez mais acelerado.
Sobre a urbanização brasileira, julgue os itens e identifique a única assertiva correta.
A rede de relações hierarquizada, que vai das metrópoles até as cidades locais, apresenta-se totalmente articulada em todo o território nacional.
Uma das formas de subordinação da cidade ao campo é a utilização, cada vez mais intensa, de insumos oriundos do meio urbano, de crédito bancário e de máquinas agrícolas essenciais ao processo de desenvolvimento da agricultura de subsistência.
A urbanização ordenada, que pega os municípios preparados para atender às necessidades básicas dos migrantes, causa uma série de problemas sociais e ambientais. Dentre eles destacam-se o desemprego, a criminalidade, a favelização e a poluição do ar e da água.
Fortaleza e Recife são exemplos de cidades criadas pelo processo urbano-industrial e planejadas pelo Estado.
A hipertrofia do setor terciário no Brasil, apresentando grande número de trabalhadores autônomos e enorme volume de pequenas empresas, diferencia a urbanização brasileira daquela ocorrida nos países desenvolvidos.