Sobre respiração celular, avalie as afirmações a seguir.
I. Na maioria das vias metabólicas, é comum que o produto final atue como modulador alostérico negativo da enzima que catalisa as primeiras reações da via. Portanto, quando a concentração deste produto fica aumentada, ele vai agir como um inibidor alostérico, diminuindo a velocidade da via e a sua própria produção. Este mecanismo é denominado inibição por retroalimentação ou feedback. Caso o produto final comece a ser consumido e consequentemente sua concentração diminua, ele vai deixar de inibir a via, fazendo com isso que a via tenha sua velocidade aumentada. Durante a via glicolítica, o ATP e a enzima PFK (fosfofrutosequinase) exemplificam exponencialmente esse processo.
II. O ácido acético é transportado, por ação da coenzima A, para o interior da mitocôndria, dando origem à acetilcoenzima A. No interior da mitocôndria, o radical acetil (2C) combina-se com o ácido oxalacético (4C), formando o ácido cítrico (6C). Inicia-se o Ciclo de Krebs. A coenzima A retorna ao hialoplasma para reagir com outro ácido acético, produto da descarboxilação do ácido pirúvico sob ação da riboflavina (FAD2H+). A enzima ATP sintase favorece a quimiosmose no citosol, facilitando a difusão de íons H+ durante a glicólise e ao longo da fotorrespiração.
III. A fermentação etílica é realizada por fungos microscópicos do gênero Saccharomyces, as chamadas leveduras, levedos ou fermentos biológicos. O Saccharomyces cerevisae é uma espécie de levedura utilizada na fabricação da cerveja. Os fermentos biológicos, também Saccharomyces, são utilizados na fabricação de pães e bolos. O crescimento da massa é consequência da formação de bolhas de CO2 que se desprendem durante a fermentação. Durante a fermentação são produzidos 4 ATPs e consumidos 2 ATPs, resultando em um saldo positivo de 2 ATPs.
IV. Muitas bactérias, como aquelas que fazem a coagulação do leite, decompõem a glicose em ácido pirúvico e este é transformado em ácido lático. Essa forma de fermentação é também realizada pelo Lactobacillus acidophylus, encontrado no nosso intestino. Nos nossos músculos, em caso de atividade intensa, pode faltar O2 para a respiração aeróbia. As células musculares realizam, então, a fermentação lática, obtendo energia para as suas contrações.
Todas as alternativas são verdadeiras;
Todas as alternativas são falsas;
Apenas as alternativas III, IV são verdadeiras;
Apenas as alternativas II e IV são verdadeiras;
Apenas a alternativa II é falsa.