Sobre Paradigma da Modernidade, leia o texto a seguir:
Com a revolução científica moderna (século XVII), a ciência deixa de ser contemplativa ou teórica para tornar-se ativa, detendo um poder de exercer uma ação eficaz. Adquire um outro estatuto: torna-se um saber, tendo por objetivo conhecer o mundo no sentido de dominá-lo, sobre ele exercer um poder, converter o homem em seu mestre e possuidor.
JAPIASSU, Hilton. Ciência e Destino Humano. Rio de Janeiro: Imago, p. 211, 2005.
No contexto do Paradigma da Modernidade, com especificidade no âmbito da revolução científica moderna, o autor faz algumas observações pertinentes sobre o novo estatuto do saber. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que
o saber científico e a técnica começam a formar um par dissociável.
na revolução científica moderna, a ciência contemplativa alicerça as bases constitutivas da ação eficaz.
o conhecimento científico teórico tem significância maior frente à ação eficaz.
com a revolução científica moderna, o novo estatuto, com a ciência ativa, não só é relevante mas também deseja a dominação, a subjugação, a manipulação da natureza, exercendo sobre esta poder.
com o novo estatuto teórico, a ciência perde o seu poder. Doravante, o homem é o senhor e o mestre da natureza.