Sobre os primatas pertencentes ao gênero extinto Australopithecus, antigos ancestrais do Homo sapiens, é correto afirmar que:
ao contrário dos primatas do gênero Homo, como o sapiens, o neanderthalensis e os habilis, os Australopithecus são considerados símios relativamente comuns, devido ao distanciamento genético e às características taxonômicas que o diferenciavam dos hominídeos conhecidos.
são os hominídeos que deram origem ao gênero Homo, cujos fósseis foram encontrados exclusivamente na Austrália, revolucionando o pensamento científico acerca da origem do homem moderno.
são antepassados diretos dos Homo sapiens e, na escala evolutiva, são primatas que evoluíram de grandes símios como o gorila e o chimpanzé e ao longo de milhares de anos originaram todos os hominídeos conhecidos.
com uma origem bastante remota, os fósseis desses primatas são considerados por muitos paleontólogos como o elo perdido da evolução, devido à descoberta de novos fósseis na Europa, comprovando o alto grau de dominação do ambiente por esses antigos primatas.
são conhecidos como um dos mais antigos antepassados dos primatas do gênero Homo e demais hominídeos que surgiram posteriormente. Devido à ancestralidade dos fósseis dessa espécie, colocam o continente africano como berço da humanidade.