Sobre os personagens de Auto da Compadecida, peça de Ariano Suassuna, considere as seguintes afirmações.
I. O palhaço, espécie de alter ego do autor, confere ao espetáculo um aspecto metadramático, isto é, chama a tenção para sua natureza dramática.
II. Manuel é o próprio Jesus Cristo, que assume o papel de juiz, porém julga com equanimidade e misericórdia, atendendo sempre aos rogos de Nossa Senhora, a Compadecida.
III. Ao contrário do padre João, avarento e legalista, o Bispo demonstra mais compreensão em relação às fraquezas de João Grilo e Chicó.
IV. Chicó, companheiro de João Grilo, é, como este, um pobre diabo, sem eira nem beira, no entanto com muita coragem e arrojo, o que mete a dupla em inúmeros apuros.
V. Encourado, a encarnação do Diabo, que vive tentando imitar Manuel, é o promotor do julgamento, porém sem nenhum traço de misericórdia.
É CORRETO somente o que se afirma em
I, II e V.
I, II e IV.
II, IV e V.
I e III.
I, III, IV e V.
Para chegar à alternativa correta, analisamos cada afirmação com base no texto de Auto da Compadecida:
Portanto, somente as afirmações I, II e V estão corretas, o que corresponde à alternativa A.
Metadrama e narrador-personagem: O metadrama ocorre quando a peça chama atenção para sua condição de arte dramática; no Auto, o Palhaço funciona como narrador que faz comentários diretos ao público.
Personagens bíblicos no julgamento final: Na segunda parte, Jesus Cristo e Nossa Senhora assumem, respectivamente, os papéis de juiz (Manuel) e de advogada das almas, equilibrando justiça e misericórdia.
Tipologia de personagens: Chicó é o típico “covarde folclórico” que sobrevive de histórias inventadas, enquanto o Encouraçado/Diabo personifica a acusação implacável.