Sobre os desdobramentos da Guerra da Tríplice Aliança contra o governo do Paraguai, ocorrida entre 1864 e 1870, também conhecida na memória e produção historiográfica no Brasil como Guerra do Paraguai, é correto afirmar que:
uma de suas consequências foi a divisão do território paraguaio entre Argentina, Uruguai e Brasil. Cumpria-se, então, uma das cláusulas do tratado da Tríplice Aliança, algo contestado pelos ingleses, árbitros na questão.
esse acontecimento trouxe as derrotas do Brasil, da Argentina e do Uruguai, demonstrando a capacidade do exército paraguaio apoiado militar e financeiramente pelo Reino Unido e Estados Unidos.
acarretou em outra guerra, desta vez envolvendo em lados opostos Argentina e Brasil no que ficou conhecido como a Guerra do Prata (1870-1875), retomando, pois, as rivalidades desde a Guerra Cisplatina (1825-1828).
tal conflito teve como desfecho a consolidação das fronteiras dos países envolvidos, e, no caso do Brasil, a percepção por toda a classe militar de que o regime monárquico deveria ser mantido.
apesar de ser um dos vencedores do conflito, as finanças administradas pelo governo brasileiro foram enormemente impactadas, e a visão em parte da classe militar era de que a Monarquia não lhe dava reconhecimento e apoio.