Sobre os conceitos de códigos maliciosos vírus, cavalo de tróia, adware, spyware, backdoors, keylogger, worm e Rootkit, assinale a alternativa correta.
Worm é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim. Após incluído, o backdoor é usado para assegurar o acesso futuro ao computador comprometido, permitindo que ele seja acessado remotamente, sem que haja necessidade de recorrer novamente aos métodos utilizados na realização da invasão ou infecção e, na maioria dos casos, sem que seja notado.
Keylogger é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.
Backdoor é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Ele não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.
Rootkit é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido. O conjunto de programas e técnicas fornecido pelos rootkits pode ser usado para remover evidências em arquivos de logs, instalar outros códigos maliciosos (como backdoors) para assegurar o acesso futuro ao computador infectado e mapear potenciais vulnerabilidades em outros computadores, por meio de varreduras na rede.
Vírus é capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.