Sobre os autores Vinícius de Moraes e Cecília Meireles e sobre a obra de ambos, analise as seguintes afirmativas:
I. Autor da peça teatral “Orfeu da Conceição”, juntamente com Tom Jobim, compositor da música “Garota de Ipanema”, uma das mais tocadas do mundo, o poeta é um dos fundadores da Bossa Nova. Dentre as suas peculiaridades, estão a preocupação religiosa e um misticismo neossimbolista, que marcaram a primeira fase de sua produção poética, em oposição, talvez, às liberdades formais da primeira fase do Modernismo brasileiro.
II. Autor de poemas tradicionais, como “Soneto de separação” e “Soneto do amor total”, o poeta também usa versos longos com uma linguagem abstrata, alegórica, como a que se percebe em “No sangue e na lama/O corpo sem vida tombou./Mas nos olhos do homem caído/Havia ainda a luz do sacrifício que redime/E no grande Espírito que adejava o mar e o monte/Mil vozes clamavam que a vitória do homem forte tombado na luta/Era o novo Evangelho para o homem da paz que lavra no campo”.
III. Os temas desse poeta lírico estão ligados, por excelência, ao cotidiano; nesse sentido, ele canta a mulher, o amor, o dia a dia e a valorização do momento e, ao mesmo tempo em que busca algo mais perene, faz sua obra se deslocar para a intimidade dos afetos e para um sensualismo erótico, o que revela maturidade e aproveitamento de temáticas de inspiração mais pessoais.
IV. Pertencente à geração poética do autor de “Soneto da fidelidade”, Cecília tem, em seu lirismo, uma linguagem que enfatiza os símbolos, os apelos sensoriais e a musicalidade, o que também a aproxima do neossimbolismo modernista. Em vários de seus poemas, existe a preocupação com a transitoriedade do tempo, e, além desse aspecto, ela dedicou-se a pesquisas históricas das quais resultou o Romanceiro da Inconfidência, de 1953, texto que trata do episódio da Inconfidência Mineira.
V. No Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, tem-se como referência principal a frustrada rebelião na Vila Rica do século XVIII. Mas se deve reconhecer que a matéria histórica utilizada pela autora sofre alterações significativas no poema em questão, o que confere ao texto o tom épico perceptível nos sonetos de Vinícius de Moraes e o tom essencialmente reflexivo do texto lírico, a exemplo das epopeias.
Está CORRETO o que se afirma em
I, II e V, apenas.
II, III e V, apenas.
III, IV e V, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.