PUC-Campinas Direito 2011/1

Sobre o texto, afirma-se com correção:

 

O príncipe

Nicolau Maquiavel

 

[1] Àqueles que chegam desavisados ao texto límpido e

elegante de Nicolau Maquiavel pode parecer que o autor

escreveu, na Florença do século XVI, um manual abstrato

para a conduta de um mandatário. Entretanto, esta obra

[5] clássica da filosofia moderna, fundadora da ciência política,

é fruto da época em que foi concebida. Em 1513, depois da

dissolução do governo republicano de Florença e do retorno

da família Médici ao poder, Maquiavel é preso, acusado de

conspiração. Perdoado pelo papa Leão X, ele se exila e

[10] passa a escrever suas grandes obras. O príncipe, publicado

postumamente, em 1532, é uma esplêndida meditação

sobre a conduta do governante e sobre o funcionamento do

Estado, produzida num momento da história ocidental em

que o direito ao poder já não depende apenas da hereditariedade

[15] e dos laços de sangue. Mais que um tratado

sobre as condições concretas do jogo político, O príncipe é

um estudo sobre as oportunidades oferecidas pela fortuna,

sobre as virtudes e os vícios intrínsecos ao comportamento

dos governantes, com sugestões sobre moralidade, ética e

[20] organização urbana que, apesar da inspiração histórica,

permanecem espantosamente atuais.

(Encarte divulgando publicação de obras clássicas por Penguin − Companhia, 2010)

a

apresenta a obra O príncipe e adverte, de modo claro e sem juízos de valor, quanto a possíveis equívocos de leitura de um público atual.

b

busca atrair cientistas políticos para a leitura de O príncipe, mesmo entendendo que esse clássico lhes interessa exclusivamente do ponto de vista histórico, por estar muito preso à época de sua concepção.

c

cita o contexto de produção de O príncipe para elucidar traços característicos dessa obra de Maquiavel, reafirmando sua condição de fundadora da ciência política.

d

admite o caráter genérico e obsoleto de O príncipe, mas recomenda sua leitura como manual para a conduta de um mandatário, centrado que está na ética e na moralidade.

e

atribui ao momento histórico em que o direito ao poder já não depende apenas da hereditariedade e dos laços de sangue o fato de uma obra denominada O príncipe ser considerada conspiratória.

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C
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