Sobre o Paradigma da Modernidade, atente ao texto a seguir:
Na aprendizagem científica, o homem moderno toma a realidade, submete-a a projetos de medidas e cálculos, dá-lhe outra existência. Gosta de comportar-se como razão que está sempre medindo e calculando. Pela ciência, queremos ser criadores de um mundo que esteja totalmente sob nosso domínio e controle.
BUZZI, Arcângelo R. Introdução ao Pensar. Petrópolis: Vozes, p. 102, 1991.
O texto acima retrata a dimensão que a aprendizagem científica significa para o desenvolvimento da ciência moderna. O projeto da ciência, tanto em sua necessidade de acabamento quanto em seu princípio, opõe-se absolutamente à opinião.
No âmbito dessa temática, é CORRETO afirmar que
a formação do espírito científico está vinculada à opinião.
o projeto da ciência opõe-se à razão que a calcula.
a revolução científica moderna tem por origem a interpenetração entre técnica e religião.
a leitura científica da realidade está atrelada aos sistemas geométrico e matemático.
o homem moderno toma a realidade, submetendo-a a projetos da fé e da contemplação.