Sobre o papel da Igreja Católica durante a Idade Média, considere o texto abaixo e assinale a alternativa incorreta.
“A Igreja, durante a Idade Média, guiava todos os movimentos do homem, do batismo ao serviço fúnebre. A Igreja educava as crianças; o sermão do pároco era a principal fonte de informações sobre os acontecimentos e problemas comuns. A Paróquia constituía uma importante unidade de governo local, coletando e distribuindo as esmolas que os pobres recebiam.” (HILL, Christopher.A Revolução Inglesa de 1640. In:Fundo político da revolução inglesa.Lisboa: Ed. Presença, 1985).
Uma significativa parte da população da Europa Ocidental ficou submetida à doutrina cristã e à autoridade do Papa durante a Idade Média.
A Igreja Católica era uma instituição com diminuta influência sobre as populações europeias durante a Idade Média, se comparada com a sua importância durante todo o Império Romano.
Surgido no Oriente, o cristianismo só se tornou uma religião organizada e expandiu o número de seguidores quando foi difundida por Roma.
Nos primeiros séculos do Império Romano, os cristãos foram perseguidos; apesar disso, ao final do século IV, o cristianismo tornou-se a religião oficial dos romanos.
A Igreja Católica era uma das maiores proprietárias de terra no mundo medieval.