Sobre o Pan-Africanismo, assinale a alternativa correta.
Ramificação do islamismo que prega a luta contra os impérios cristãos europeus, formando um regime político fundamentalista em países do norte e nordeste do continente africano.
Política púbica anti-Apartheid que emergiu no final dos anos 1980 e culminou com a violação de cárcere do líder sul-africano Nelson Mandela em 1990 e colocou fim à esse regime segregacionista.
Surgiu como uma ideologia de união que buscava a afirmação dos grandes reinos comerciais africanos diante dos assédios ibéricos e anglo-saxões que saquearam as riquezas naturais africanas entre os séculos XV e XVIII.
Movimento ideológico que busca a união dos povos africanos e a equiparação de seus direitos, promovendo a igualdade entre africanos que vivam ou não no continente, valorizando sua cultura, tradição e lutando contra o preconceito.
Movimento cultural que prega a valorização da cultura e história africana na trajetória de formação de nações não africanas, como no caso Brasil, que adotou a história da África e dos africanos como elementos formativos da sociedade brasileira.