Sobre o livro de poesia Últimos Cantos, de Gonçalves Dias, considere as seguintes afirmativas:
1. A métrica em “I-Juca-Pirama” é variável e tem conexão com a progressão dos fatos narrados, o que permite dizer que o ritmo se ajusta às reviravoltas da narrativa.
2. “Leito de folhas verdes” e “Marabá” tematizam a miscigenação brasileira ao apresentarem dois casais inter-raciais.
3. A “Canção do Tamoyo” apresenta o relato de feitos heroicos específicos desse povo para exaltar a coragem humana.
4. O poema “Hagaar no deserto” recria um episódio bíblico e apresenta uma escrava escolhida por Deus para ser mãe de Ismael, o patriarca do povo árabe.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Nesta questão sobre a obra poética de Gonçalves Dias, mais especificamente do livro Últimos Cantos, analisa-se a veracidade das quatro afirmações. Duas delas destacam elementos que são verdadeiros a respeito da métrica e do conteúdo bíblico em seus poemas, enquanto as outras duas, sobre a temática de miscigenação e o enfoque heroico de uma tribo específica, demandam mais cautela. A resposta correta é a alternativa C, pois somente as afirmações 1 e 4 são verdadeiras.
Abaixo está todo o detalhamento de como se chega a essa conclusão:
Assim, 1 e 4 estão corretas, confirmando que a opção C é a resposta.
Romantismo na poesia brasileira: Gonçalves Dias faz parte da primeira geração romântica, destacando o índio como herói e símbolo de identidade nacional, mesclando elementos épicos e líricos.
Estrutura de poemas narrativos: Em poesias como “I-Juca-Pirama”, é comum que o ritmo acompanhe o clima e a mudança das situações na narrativa.
Temáticas bíblicas: A poesia do século XIX frequentemente retoma episódios bíblicos de forma romântica ou humanizada, como em “Hagaar no Deserto”.