UFPR 2017

Sobre o livro de poesia Últimos Cantos, de Gonçalves Dias, considere as seguintes afirmativas:

 

1. A métrica em “I-Juca-Pirama” é variável e tem conexão com a progressão dos fatos narrados, o que permite dizer que o ritmo se ajusta às reviravoltas da narrativa.

2. “Leito de folhas verdes” e “Marabá” tematizam a miscigenação brasileira ao apresentarem dois casais inter-raciais.

3. A “Canção do Tamoyo” apresenta o relato de feitos heroicos específicos desse povo para exaltar a coragem humana.

4. O poema “Hagaar no deserto” recria um episódio bíblico e apresenta uma escrava escolhida por Deus para ser mãe de Ismael, o patriarca do povo árabe.

 

Assinale a alternativa correta.

a

Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

b

Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras

c

Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

d

Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

e

Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Ver resposta
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Resposta
C

Resolução

Nesta questão sobre a obra poética de Gonçalves Dias, mais especificamente do livro Últimos Cantos, analisa-se a veracidade das quatro afirmações. Duas delas destacam elementos que são verdadeiros a respeito da métrica e do conteúdo bíblico em seus poemas, enquanto as outras duas, sobre a temática de miscigenação e o enfoque heroico de uma tribo específica, demandam mais cautela. A resposta correta é a alternativa C, pois somente as afirmações 1 e 4 são verdadeiras.

Abaixo está todo o detalhamento de como se chega a essa conclusão:

  1. A métrica em “I-Juca-Pirama” – O poema narrativo possui variações formais e rítmicas que acompanham o desenrolar de seus episódios, ressaltando as mudanças de tom e de tensão dramática. Dessa forma, pode-se dizer que o ritmo ajusta-se às "reviravoltas" da trama.
  2. Temática de miscigenação em “Leito de folhas verdes” e “Marabá” – Embora tratem da questão indígena e da identidade nacional, não se pode afirmar que ambos tratem explicitamente de dois casais inter-raciais. “Marabá” mostra uma personagem mestiça, mas a relação de “Leito de folhas verdes” não configura uma situação clara de miscigenação.
  3. “Canção do Tamoyo” – Apesar de exaltar virtudes do indígena, não descreve feitos heroicos específicos de um único povo, mas sim conclama a coragem e a bravura do guerreiro indígena, de forma genérica. Portanto, a afirmação de que haveria "relato de feitos heroicos específicos" para engrandecer esse povo é imprecisa.
  4. “Hagaar no deserto” – Poema que recria episódio do Antigo Testamento envolvendo Hagar (a escrava que gera Ismael), apresentando-a como escolhida por Deus para dar origem a um novo povo, o que condiz com o registro bíblico.

Assim, 1 e 4 estão corretas, confirmando que a opção C é a resposta.

Dicas

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Verifique se cada poema mencionado realmente trata do tema declarado: compare “Marabá” e “Leito de folhas verdes” com a noção de miscigenação.
Preste atenção à descrição de “Canção do Tamoyo” para ver se há menção de feitos históricos específicos ou se o enaltecimento é geral.
Considere o episódio bíblico de Hagar, descrito em Gênesis, para validar a exatidão de como o poema se baseia nessa história.

Erros Comuns

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Interpretar de forma simplificada temas como miscigenação, sem verificar se há de fato casais inter-raciais nos poemas indicados.
Achar que “Canção do Tamoyo” traz descrições heroicas históricas e específicas em vez de um louvor mais geral do valor indígena.
Desconhecer a estrutura métrica diferenciada de “I-Juca-Pirama” ou ignorar a importância da variação do ritmo na narrativa.
Revisão

Romantismo na poesia brasileira: Gonçalves Dias faz parte da primeira geração romântica, destacando o índio como herói e símbolo de identidade nacional, mesclando elementos épicos e líricos.

Estrutura de poemas narrativos: Em poesias como “I-Juca-Pirama”, é comum que o ritmo acompanhe o clima e a mudança das situações na narrativa.

Temáticas bíblicas: A poesia do século XIX frequentemente retoma episódios bíblicos de forma romântica ou humanizada, como em “Hagaar no Deserto”.

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