Sobre o conto “Um homem célebre”, presente no livro Várias Histórias (1896), de Machado de Assis, considere as seguintes afirmativas:
1. Embora o seu grande sonho fosse compor uma obra próxima aos modelos clássicos, Pestana não desgostava totalmente de suas polcas, o único tipo de composição musical que ele conseguia produzir, pois, no frescor da criação e da publicação, o personagem sentia certo prazer em ver sua obra tendo visibilidade.
2. Admirador de grandes compositores como Beethoven e Schumann, Pestana dedicava um cuidado especial às polcas, quando estava inspirado, e um bom exemplo dessa dedicação pode ser encontrado na criteriosa seleção de títulos para essas composições no momento da publicação.
3. Pestana detestava suas polcas e sentia vergonha de ser reconhecido como autor dessas composições, como demonstra o jeito esquivo ao receber elogios de outras personagens ou o ódio que votava às suas obras já no momento mesmo de concebê-las ao piano.
4. Ao fim da vida, principalmente após a morte da esposa tísica, sua esperança de encontrar inspiração, Pestana resigna-se a ser um compositor de polcas e aceita o contrato de seu editor para compor vinte polcas em um prazo de doze meses, o que garantiria certa remuneração em um momento delicado de sua vida financeira.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.