Atenção: Para responder às questões de números 36 a 40, considere as informações a seguir.
O circuito sensor de temperatura, composto de um NTC e um resistor de 10 kΩ, envia uma tensão para o pino A1 do Arduino Nano. O sistema irá operar em um ambiente em que a temperatura variará entre 20 e 40 °C. Nessa faixa de temperatura, o NTC se comporta de forma que a sua resistência varia entre 500 Ω e 20 kΩ. O LED conectado ao pino 9 deve acender sempre que a temperatura ultrapassa 30 °C.
O sensor de nível (SN), do tipo NA, está conectado ao pino 3, configurado no setup do código (sketch) como INPUT_PULLUP. Ele está instalado na parte baixa do reservatório, de modo que será desativado sempre que o reservatório estiver quase vazio. Nesse caso, a bomba deve acionar por 30 segundos, cuja vazão é suficiente para encher novamente o reservatório.
Sobre o circuito de acionamento da bomba, o transistor
corta a corrente da bomba quando o pino 6 estiver em nível alto e o diodo evita que a corrente da fonte de alimentação de 12 V retorne para o pino 6.
funciona como uma chave eletrônica para acionar a bomba quando o pino 6 estiver em nível baixo e o diodo desvia a corrente da bomba, para não a danificar caso o transistor entre em permanente estado de saturação.
amplifica a corrente de saída do pino 6, quando ele estiver em nível alto, para um valor maior, sendo que esta corrente maior é proveniente da fonte de alimentação de 12 V, e o diodo protege o transistor quando o pino 6 muda de nível alto para baixo.
amplifica a corrente de saída do pino 6, quando ele estiver em nível baixo, para um valor maior compatível com a de acionamento da bomba, e o diodo protege o Arduino, caso a bomba entre em curto.
limita a corrente de saída do pino 6, para não forçar o Arduino, garantindo que a bomba acione sem forçá-lo, e o diodo protege a bomba, caso o transistor entre em curto.