Sobre Mundo, o protagonista do romance Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, assinale a alternativa correta.
Mundo acredita que seu melhor amigo é o próprio cachorro, Fogo, com quem estabelece uma relação de confiança, confidência e cumplicidade. Fogo é a principal fonte de inspiração de Mundo para as suas obras de arte.
Mundo tem uma postura rebelde no período de sua infância e adolescência em Manaus. Assume a posição de que não precisa frequentar escola para obter conhecimento, uma vez que este pode ser adquirido por meio dos livros e das obras dos artistas.
Mundo possui uma boa relação com o pai, Jano, que o apoia em tudo que faz. Por outro lado, não se dá bem com sua mãe, Alícia, uma vez que esta se apresenta como uma pessoa egoísta, viciada em bebidas e em jogos de azar, além de manter relações extraconjugais com o tio de seu melhor amigo, Lavo.
Mundo busca, no Rio de Janeiro e na Europa, inspiração para os desenhos que faz, transformando em cinzas toda a experiência de mundo vivida em Manaus durante a sua juventude. Por não se encaixar no estilo de vida manauara, escolhe passar o fim de seus dias em Berlim, onde sua obra é apreciada.
Mundo foi educado para enfrentar os problemas da vida sem se importar com as consequências de seus atos. Dessa forma, conquista o mundo, mas perde o respeito e o amor da própria família, tornando em cinzas os laços afetivos constituídos durante a infância em Manaus.