Sobre Dias Gomes e O Pagador de Promessas é correto afirmar que:
A peça traz à baila a representação de um embate entre a camada pobre do Brasil da época, representada por Zé do Burro, e a porção rica da população brasileira, representada pela personagem Bonitão.
A mídia tem representação importante no desenvolvimento do texto pois tem a função de denunciar as injustiças cometidas contra o povo pobre do Brasil, que na peça representado pela personagem Zé do Burro.
O livro apresenta o embate entre o Brasil rural e o Brasil urbano, evidenciando a falta de comunicabilidade entre duas realidades constituintes de uma mesma nação. Zé do Burro é uma representação do cidadão brasileiro simples e de fé inabalável, que carrega consigo certa ingenuidade e muita dificuldade para se comunicar com os elementos da cidade, que, por sua vez, sinaliza o confuso e desigual processo de modernização.
O sincretismo religioso presente no texto indica a harmonia que permite a coexistência entre os diversos símbolos de fé que formam a pluralidade religiosa do Brasil, dando destaque para a relação pacífica e harmoniosa entre as personagens Padre Olavo e Zé do Burro.
A peça é uma tragédia clássica mesmo levando em conta a data de sua produção, uma vez que possui elementos como herói, coro e a participação ativa de divindades.
Nesta questão sobre Dias Gomes e sua famosa peça O Pagador de Promessas, podemos observar que a alternativa correta é aquela que destaca o embate entre o Brasil rural e o Brasil urbano, bem como a dificuldade de comunicação do protagonista, figura de fé inabalável. Além disso, a obra expõe as tensões de um contexto de modernização marcado por desigualdades, simbolizado pela cidade e suas instituições. A resposta correta é a alternativa C.
Para responder à questão corretamente, é preciso conhecer o enredo básico de O Pagador de Promessas, os principais conflitos sociais representados na peça e a forma como Dias Gomes insere o protagonista, Zé do Burro, num contexto urbano que é muitas vezes hostil e incompreensível para sua perspectiva de homem simples e devoto. O questionamento sobre o sincretismo religioso e a crítica social são aspectos presentes, mas o cerne do conflito é mesmo o contraste entre a fé do protagonista e a realidade de uma sociedade em processo de modernização.
O Pagador de Promessas: É uma peça teatral de Dias Gomes escrita em 1959 e encenada pela primeira vez em 1960. Trata-se de uma crítica social, mostrando o conflito entre o mundo rural e o urbano, e abordando também questões relacionadas ao sincretismo religioso e a burocracia institucional.
Dias Gomes: Dramaturgo brasileiro conhecido por obras de cunho social e político, que exploram o embate entre formas de vida tradicionais e a modernidade. Em O Pagador de Promessas, sua linguagem revela as contradições entre fé, religiosidade popular e as instituições religiosas.