Sobre assuntos relacionados à embriologia, marque a opção ERRADA
No anfioxo, a gastrulação é feita por embolia. É o tipo mais primitivo de gastrulação. O processo começa com um achatamento do polo vegetativo que, a seguir, invagina e penetra na blastocela, aplicando-se contra a face interna do polo animal. Neste tipo de gastrulação, a blastocela vai diminuindo progressivamente, chegando a ser apenas virtual quando as duas camadas celulares se encostam.
Inicialmente na nêurula, as células ectoblásticas dorsais do embrião tornam-se mais alongadas e passam a constituir a placa neural. A seguir, a placa neural invagina-se e forma o sulco ou goteira neural. O sulco aprofunda-se, e seus bordos unem-se, transformando-se no canal neural, sobre o qual se refaz o ectoblasto. O tubo neural formado possui no início duas aberturas: o neuróporo, anterior, em comunicação com o meio externo, e o canal neurentérico, que se comunica com o arquênteron.
Fêmeas ovovivíparas produzem ovos, cujo desenvolvimento é feito parcialmente no interior do corpo materno. Durante a sua permanência no corpo materno, o embrião não se nutre às expensas da mãe, mas consome as reservas nutritivas existentes no ovo. O ovo eliminado é chamado de embrionado, porque no interior dele existe um embrião. São ovovivíparas algumas fêmeas de répteis.
Poliembrionia é a formação de dois ou mais organismos a partir de um único ovo. Ao se dividir, o ovo produz duas células, chamadas de blastômeros, que, em vez de permanecerem juntos, separam-se e evoluem independentemente, originando dois embriões. No homem, a poliembrionia é responsável pela formação de gêmeos idênticos, também chamados de monozigóticos ou univitelinos.
Os moluscos cefalópodes, anelídeos, platelmintos e cnidários são protostômios, apresentam ovos heterolécitos e clivagem holoblástica subigual. A protostomia é uma característica definida na gastrulação, quando o blastóporo forma a cavidade bucal antes do ânus.