Universidade de São Paulo 2022

TEXTOS PARA AS QUESTÕES 27, 28 E 29


“O espaço acadêmico como produtor de história, formador dos profissionais encarregados de ensiná-la, frequentemente associado aos interesses do capital, alia-se à indústria cultural, que paulatinamente participa do debate acadêmico e aponta rumos para a história/mercadoria ali produzida. A indústria editorial brasileira é modernizada, nesse período, graças aos incentivos financeiros estatais e à massificação do ensino. O livro didático torna-se uma das mercadorias mais vendidas e assume a forma do currículo e do saber em nossas escolas. As editoras acompanham e participam das transformações na pesquisa historiográfica acadêmica e no ensino de 1º e 2º graus, renovando os tradicionais livros didáticos de história e por meio dos lançamentos dos livros chamados paradidáticos.”


Selva Guimarães, Caminhos da História Ensinada, 13ª Ed. Campinas-SP, 2012, p.160.


“A familiaridade com o uso do livro didático faz que seja fácil identificá-lo e estabelecer distinções entre ele e os demais livros. Entretanto, trata-se de objeto cultural de difícil definição, por ser obra bastante complexa, que se caracteriza pela interferência de vários sujeitos em sua produção, circulação e consumo. Possui ou pode assumir funções diferentes, dependendo das condições, do lugar e do momento em que é produzido e utilizado nas diferentes situações escolares. É um objeto de ‘múltiplas facetas’, e para sua elaboração e uso existem múltiplas interferências. Como produto cultural fabricado por técnicos que determinam seus aspectos materiais, o livro didático caracteriza-se, nessa dimensão material, por ser uma mercadoria ligada ao mundo editorial e à lógica da indústria editorial e à lógica da indústria cultural do sistema capitalista.

Constitui também um suporte de conhecimentos escolares propostos pelos currículos educacionais. Essa característica faz que o Estado esteja sempre presente na existência do livro didático: interfere indiretamente na elaboração dos conteúdos escolares veiculados por ele e posteriormente estabelece critérios para avaliá-lo, seguindo, na maior parte das vezes, os pressupostos dos currículos escolares institucionais. Como os conteúdos propostos pelos currículos são expressos pelos textos didáticos, o livro torna-se um instrumento fundamental na própria constituição dos saberes escolares.”


Circe Bittencourt, Ensino de História. Fundamentos e métodos. 4ª Edição (1ª Ed. 2004), São Paulo: Cortez, 2011. p. 301-302.

Sobre as relações entre livro didático e currículo, Selva Guimarães afirma que, nas décadas de 1970 e 1980,

a

os currículos universitários foram transformados pela renovação historiográfica, e o saber acadêmico, veiculado pelo livro didático, foi responsável direto pela mudança do saber escolar.

b

o espaço acadêmico, produtor do saber historiográfico, interferiu indiretamente no currículo escolar mediado pela indústria cultural produtora do livro didático, e acabou sendo influenciado pelas editoras.

c

o saber histórico escolar, no período estudado pela autora, permaneceu baseado numa visão tradicional da História, reproduzida pelos currículos escolares e pelos livros didáticos utilizados.

d

os livros paradidáticos eram novas mercadorias da indústria editorial que interferiram diretamente nos currículos universitários, pois o espaço acadêmico precisava preparar professores para utilizar esses recursos.

e

os rumos tomados pelo saber acadêmico dependeram exclusivamente do debate historiográfico, e as pesquisas renovadas só chegaram à Escola Básica através dos chamados livros paradidáticos.

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Resposta
B
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