Sobre as obras relacionadas para o Concurso Vestibular ACAFE Verão 2020, é correto o que se afirma em:
Em O Cemitério dos Vivos, de Lima Barreto, o questionamento sobre o significado da loucura e a revolta contra o tratamento dado aos supostos “anormais” constituem momentos fortes na obra e guardam um valor histórico e existencial raro na literatura pré-modernista.
O conto “A mão no ombro”, de Lygia Fagundes Telles pode ser resumido assim: Apaixonando-se perdidamente por Bibiana Terra, o capitão a conquista após minar sua resistência e a de sua família, além de ter vencido em um duelo o pretendente rico de Bibiana: Bento Amaral, filho do coronel Ricardo Amaral.
“Tenho facilidade para me adaptar às muitas formas de falar o português brasileiro e como já morei em favelas sob comando de todas as três facções do Rio, e ainda numa dominada pela milícia, acabei tendo contato com as particularidades de cada região. Mas transformar isso em literatura não é fácil. ” (Depoimento de Carolina Maria de Jesus, autora de Quarto de Despejo. Diário de uma favelada)
O texto “Todas as manhãs a prostituta batia no tapete indiano. Despedia-se dos conhecidos amantes, arrumava a cama com doentia organização, e o passava nas mãos, esmurrando-o com fúria incontrolável” é um excerto do conto “Capitães da Areia”, de Jorge Amado.