Sobre as nações indígenas que habitam (ou habitavam) o território de Mato Grosso do Sul, é correto afirmar que:
nações de índios Xavante habitavam as terras próximas dos rios Apa e Miranda, sendo que o contato com os portugueses forçou esses índios a migrarem para a região amazônica, temendo confrontos com os bandeirantes.
os índios da nação Guató, atualmente restritos a poucas famílias na cidade de Corumbá, foram, no passado colonial, o grupo de índios mais numeroso do estado e que dominavam hegemonicamente toda a bacia do rio Paraguai.
povos de origem chaquena, como os Terena ou os Guaicuru, não habitavam a região, sendo que seu estabelecimento se deu apenas após a chegada de colonos espanhóis na região do atual Paraguai e sua consequente migração para regiões a montante do rio Paraguai.
os povos da nação Guarani, amplamente distribuídos pela região sul do estado no momento da chegada dos europeus, foram inseridos no contexto colonial, também, por meio da criação das missões jesuíticas do Itatim, instaladas entre a margem esquerda do rio Paraguai e a Serra de Maracaju.
os índios Paiaguá, que habitavam as bacias dos rios Paraguai, Taquari e Coxim, foram aliados dos portugueses no processo de ocupação do Mato Grosso, servindo como ponto de defesa contra ataques espanhóis e se estabelecendo em Cuiabá após a confirmação da posse do território estadual como parte do império português na América.