UNIFENAS Manhã 2017/2

Sobre as criptógamas assinale a alternativa INCORRETA:

a

Nos musgos, durante o desenvolvimento do embrião, o arquegônio cresce e passa a ser chamado de caliptra (cobertura para a cabeça). Após algum tempo, o jovem esporófito emerge do arquegônio, mas sua base continua fixada no gametófito feminino.

b

Apesar de não apresentarem nenhuma diferenciação morfológica, os esporos das briófitas dioicas são de dois tipos: os que recebem um cromossomo X desenvolvem-se em gametófitos femininos; os que recebem um cromossomo Y desenvolvem-se em gametófitos masculinos.

c

As folhas férteis dos esporófitos da selaginela, os esporofilos, ficam agrupadas nas extremidades de certos ramos especiais, formando os estróbilos. Nos pontos de inserção dos esporofilos ao eixo do ramo, formam-se os esporângios. Os gametângios formam-se no interior dos esporângios (endosporia) no momento da divisão reducional inicial caracterizada pela heterosporia.

d

Na samambaia, a ruptura da parede do gametângio masculino (anterídio) liberta os anterozoides, que nadam até o arquegônio, onde penetram. Um anterozoide fecunda a oosfera, surgindo assim o zigoto diploide. Este se divide por mitoses sucessivas, dando origem ao embrião que será nutrido por substâncias fornecidas pelo gametófito. Quando as reservas de nutrientes do gametófito se esgotam, ele degenera. O novo esporófito derivado do embrião se torna uma planta independente e adulta.

e

Apesar de serem consideradas plantas avasculares, certas espécies de musgos apresentam, na porção central do cauloide, um tecido especializado na condução de água e nutrientes pelo corpo da planta. Esse tecido, denominado hadrome, é formado por dois tipos de células: hidroides e leptoides. O conjunto formado por essas células assemelha-se ao encontrado em fósseis de plantas protraqueófitas, consideradas um elo evolutivo entre as plantas avasculares e vasculares (traqueófitas).

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar