Sobre as contribuições de René Descartes para o desenvolvimento científico, destacam-se a defesa do método para a ciência e o racionalismo enquanto teoria do conhecimento. Sobre o Racionalismo Cartesiano, afirma Grissault: “guiado por um método rigoroso, o sujeito pode aceder por sua própria iluminação às ciências universais.” (Grissault, K. Autores chave da Filosofia e seus textos incontornáveis Petrópolis: Vozes, 2012 p. 102)
Analise as proposições sobre a vida e a obra de Descartes:
I. Descartes nos mostra o quanto a razão, para alcançar a verdade, deve se desvencilhar dos preconceitos e opiniões que a ofuscam e munir-se de um método seguro para fundamentar seu conhecimento
II. O método cartesiano é um caminho que visa garantir o sucesso da elaboração de uma teoria científica e, ao mesmo tempo, pode ajudar pessoas comuns a fazerem boas escolhas em situações cotidianas.
III. Descartes busca o indubitável, aquilo de que não se pode duvidar, tornando assim sua filosofia uma continuação do dogmatismo.
IV. Descartes sugere desconfiar daquilo que nos foi ensinado e duvidar da herança social recebida, o que classifica sua filosofia como um refinamento do ceticismo. Dessa forma alcançar a verdade não é possível para o racionalismo.
São corretas as proposições:
apenas I e II
apenas I e III
apenas I e IV
apenas III e IV
apenas II e IV