Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar 2022

As informações contextualizam as questões 21 e 22. Leia-as atentamente.


“A farmácia de hospitais, clínicas e estabelecimentos congêneres é uma unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada, hierarquicamente, à direção do hospital, adaptada e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente. Na farmácia hospitalar e dos demais serviços de saúde, a provisão de produtos e serviços deve ser compreendida como meio, sendo a finalidade máxima do exercício de sua práxis, o resultado da assistência prestada aos pacientes. O farmacêutico tem, portanto, importantes funções clínicas, administrativas e consultivas, e a assistência farmacêutica deve ser desenvolvida em um setor interligado intrinsecamente aos demais. São atribuições e ações da farmácia e do farmacêutico hospitalar: gestão; desenvolvimento de infraestrutura; logística farmacêutica; preparo, manipulação, fracionamento, dispensação e distribuição de medicamentos; otimização da terapia medicamentosa; farmacovigilância e segurança do paciente; informações sobre medicamentos e produtos para saúde; ensino, educação permanente e pesquisa.”


(SBRAFH. Padrões mínimos para farmácia hospitalar e serviços de saúde. São Paulo: SBRAFH. 2017. 40 p. Adaptado.)

Sobre as atividades do farmacêutico hospitalar no âmbito do medicamento, assinale a afirmativa INCORRETA.

a

A conferência da prescrição para o medicamento a ser dispensado e distribuído deverá ser feita pelo farmacêutico hospitalar obedecendo, no mínimo, à etapa de checagem única.

b

A manipulação do medicamento pode ser entendida como o conjunto de operações ordinárias e unitárias e, de procedimentos farmacotécnicos, realizados para a obtenção de produtos farmacêuticos a partir de insumos.

c

A manipulação do medicamento pode ser entendida como o ato de manusear um medicamento no âmbito hospitalar para transformá-lo em outra forma de apresentação, em função de necessidades terapêuticas de dado paciente.

d

Avaliação da dose, realização de diluições, fracionamentos e transformações nas formas farmacêuticas disponíveis podem ser ações realizadas pelo farmacêutico hospitalar, em função de necessidades terapêuticas de cada paciente.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar