Sobre Anjo negro (1948), de Nelson Rodrigues, assinale a afirmativa correta.
Seu protagonista, o negro Ismael, é um herói idealizado, definindo-se pelo combate às injustiças inerentes ao racismo, pelo amor platônico por Virgínia, sua amada branca, e pela defesa intransigente da honra desta, reatualizando, assim, temas do Romantismo e do Realismo brasileiros.
A peça, atravessada pelo racismo e pela relação conturbada entre uma mulher branca e um homem negro, se passa na cidade do Rio de Janeiro, entre a favela e a zona sul branca, em meio aos conflitos entre o tráfico de drogas e a polícia, fazendo o elogio das relações inter-raciais.
Incesto, estupro, ciúme doentio, assassinato entre familiares e racismo são alguns dos principais temas que atravessam esse drama cujo autor, afastando-se excepcionalmente das principais temáticas de toda sua obra teatral, envereda para uma dramaturgia de temas polêmicos e tabus.
A peça, mesclando mitologia bíblica e grega, ciúme shakespeariano e alegoria platônica, se esforça por evidenciar aspectos do racismo brasileiro nas ações não só de personagens brancos como também nas de personagens negros, caso de Ismael, o protagonista.
Virgínia, sua protagonista branca e rica, sofre com as mazelas do cárcere privado, da fome e do estupro cotidiano de um marido analfabeto e empobrecido, o negro Ismael, que a submete a isso em função dos traumas decorrentes do racismo que sofreu ao longo da vida.