Instrução: As questões de números 51 a 60 referem-se ao texto abaixo.
Ser moderno
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Em 1922, um grupo de artistas ligados ...... elite de uma São Paulo recém alçada de vila a
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metrópole criou um evento que entrou para a história como um dos maiores fracassos da sua
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época: a Semana de Arte Moderna. O tempo passou e começamos ...... entender o quão
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disruptiva essa iniciativa se tornou. A celebração dos cem anos deveria versar sobre a criativa e
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inovadora arte brasileira criada desde então. Uma arte transgressora, influenciada por muitas
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origens que revelam uma identidade que, essencialmente, significa diversidade, o nosso maior
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patrimônio.
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No fundo, a Semana de 22 ganhou tamanha notoriedade por uma vontade de resgatar
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heróis e afirmar nacionalismos e regionalismos, para que alguns possam ser chamados de
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desbravadores e bandeirantes de descobridores de um país que, até então, não se manifestava.
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Este ponto de vista é similar ...... ideia eurocêntrica de “descobrimento”. Os Brasis sempre
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existiram com sua imensa diversidade e cultura multifacetada. Nem os Andrades e nem Tarsila
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inventaram o Brasil em 1922. Os Brasis já estavam lá, diversos, vivos, resistentes.
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Independente do questionável protagonismo de seus partícipes durante a Semana de 22,
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o Brasil teve um século pujantemente moderno nas artes visuais, na arquitetura, na música, na
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literatura, no pensamento. Apesar de quem tentou se apropriar, os Brasis conseguiram se manter
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originais dentro de suas territorialidades. Não foi a semana, mas sim três expoentes absolutos
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da nossa criatividade que marcaram a divisão de águas de um país colônia para um país que
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desejava ser cosmopolita. Villa-Lobos, Mário de Andrade e Oswald de Andrade foram holofotes
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que iluminaram esse caminho do pensamento pequeno para o pensamento universal.
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O que aconteceu em 22 foi que um grupo de artistas abriu as portas das identidades
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brasileiras para que a sociedade urbana da época ficasse escandalizada com o que viu. Coube
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...... outra geração construir a linguagem que seria celebrada a partir desse momento e inventar
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o que de fato é ser moderno. Cabe a quem estiver por vir manter acesa essa chama de querer
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ter uma voz na dimensão contemporânea.
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(Fonte: DANTAS, Marcello. Ser moderno. Zero Hora, Porto Alegre, ano 58, n. 20, 19 e 20 fev. 2022).
Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, nas assertivas abaixo.
( ) Em 1917, a exposição de Anita Malfatti em São Paulo teve grande repercussão. Monteiro Lobato escreveu um forte artigo, no qual atacava a arte moderna.
( ) Os organizadores da Semana de 1922 tinham apenas um objetivo com o evento: enfatizar os princípios da arte moderna.
( ) Os principais participantes na música e nas artes plásticas foram: Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Villa-Lobos e Menotti del Picchia.
( ) Na literatura, os principais nomes foram: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Graça Aranha, entre outros.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: