Sobre a Semana da Arte Moderna, podemos afirmar:
I – A Semana de Arte Moderna nasceu no momento que o mundo assistia ao fim de uma grande guerra e tudo se renovava nas estruturas mentais e políticas da sociedade. Foi um verdadeiro marco na história de São Paulo, considerada um divisor de águas na cultura brasileira. O evento - organizado por um grupo de intelectuais e artistas por ocasião do Centenário da Independência - declarou o rompimento com o tradicionalismo cultural associado às correntes literárias e artísticas anteriores: o parnasianismo, o simbolismo e a arte acadêmica. A defesa de um novo ponto de vista estético e o compromisso com a independência cultural do país fizeram do modernismo sinônimo de "estilo novo", diretamente associado à produção realizada sob a influência de 1922.
II – A principal função da Semana de 1922 para a história da arte brasileira foi romper o conservadorismo vigente no cenário cultural da época. Não havia um conceito que unisse os artistas, nem um programa estético definido. A intenção era manter o status quo. E eles conseguiram.
III – O evento, como o nome sugere, foi inspirado nas ideias do Modernismo, um movimento artístico do início do século XX que buscava romper com o tradicionalismo por meio da liberdade estética, da experimentação constante e, principalmente, pela independência cultural do país.
IV – A Semana de Arte Moderna, que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo, também festejou o centenário da independência do Brasil. Ela acabou se tornando um marco simbólico modernista, mas várias manifestações de arte moderna ocorreram antes e depois dela.
Marque a alternativa correta:
Apenas as afirmativas, II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas, I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas, I, III e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.