Sobre a organização territorial da América portuguesa, é correto afirmar que:
somente após a descoberta das opulentas jazidas de ouro em Minas Gerais foram instituídas as municipalidades na colônia, por meio da criação das casas de fundição e da exportação de ouro, que necessitavam de um encarregado de confiança do rei para a aferição dos impostos.
as vilas eram instrumentos de organização e de administração colonial capazes de estender os poderes da coroa para regiões muito distantes dos centros de poder, perfazendo, desta forma, uma ampla e complexa rede de poderes que permitiu que Portugal administrasse um amplo território na América.
o regime de capitanias hereditárias foi desarticulado pela coroa portuguesa logo após a mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro, já que um dos fatores que influenciaram essa transformação era a proximidade da capital das regiões povoadas e economicamente ativas da colônia.
os cercamentos coloniais, como foi chamado o sistema de distribuição de terras na América portuguesa, consistia na cessão de determinadas faixas territoriais para fidalgos portugueses mediante a assinatura do Termo de Doação e da Carta de Foral, que instituía direitos e obrigações aos recebedores das dádivas reais.
o sistema de feitorias foi efetivado tanto para a exploração e o monopólio da madeira do pau-brasil quanto para o lucrativo comércio açucareiro e, devido ao sucesso administrativo, foi mantido como sistema político para ordenamento territorial até a chegada da família real, em 1808, quando foi implantado o sistema de províncias.