Sobre a história cultural dos povos africanos e a formação da sociedade brasileira, é correto afirmar que
a contribuição dos africanos escravizados vindos para o Brasil, na formação social brasileira, foi basicamente como força produtiva de riquezas, uma vez que as nações africanas eram muito primitivas, vivendo ainda na“Idade da Pedra”.
os africanos, ainda que escravizados, foram sujeitos no processo de constituição da sociedade brasileira, por terem contribuído culturalmente em diversos aspectos, seja no campo religioso, seja nas práticas alimentares ou lúdicas, o que fez do Brasil em alguma medida uma nação com origens africanas.
os povos africanos oriundos de Angola e Moçambique eram os mais evoluídos, uma vez que conheciam a metalurgia, a tapeçaria e a ourivesaria, ao passo que os africanos da Senegâmbia e da Guiné eram bastante atrasados, tanto que faziam uso de utensílios de pedra lascada, sendo então preteridos como escravos;
os africanos não possuíam propriamente uma cultura, nem mesmo tinham história, pois eram povos sem escrita, portanto viviam na chamada “Pré-História”, sendo exceção os povos do Norte da África que sabiam ler e escrever, uma vez que eram mulçumanos. Os africanos mulçumanos, no entanto, nunca vieram como escravos para o Brasil.
a contribuição cultural dos africanos para a conformação da sociedade brasileira de fato somente ocorreu após o fim da escravidão, quando muitos africanos passaram a imigrar para o Brasil, como trabalhadores livres e colonos, pois na condição de escravos não passavam de força de trabalho.