Sobre a Guerra do Paraguai e seus desdobramentos, temos como episódio mais conhecido ocorrido no território de Mato Grosso do Sul a descrição realizada pelo Visconde de Taunay título de Alfredo d’Escragnolle Taunay, no romance histórico A Retirada da Laguna.
Acerca deste episódio, os eventos bélicos ocorridos são corretamente descritos como:
combates fluviais de Tuiuti e de Humaitá, que foram travados no rio Paraguai, quando o encouraçado brasileiro Marquês de Olinda obteve sucesso e resistiu à ofensiva paraguaia.
a tratativa de paz entre os exércitos de Brasil, Argentina e Uruguai diante das ofensas paraguaias, que incessantemente provocaram caos e destruição nos territórios de fronteira, sendo narrados como episódios de terror na obra A Retirada da Laguna.
a fuga do exército guarani da fazenda Laguna, na margem do rio Apa, após os combates com as forças dos Voluntários da Pátria, capitaneadas pelo tenente Alfredo Taunay, e com apoio de fazendeiros locais, como Guia Lopes da Laguna e o tenente Antônio João.
episódios terrestres que tratam da movimentação da tropa brasileira na porção sul-ocidental de Mato Grosso, bem como o encontro com o exército guarani na região de fronteira com o Paraguai, e a retirada da força dos Voluntários da Pátria, recuando diante das ofensas no palco da guerra.
episódios flúvio-terrestres que descrevem os assédios paraguaios ao Forte Coimbra e a Corumbá e a defensiva, elaborada pelo exército brasileiro, consequências das vitórias obtidas em Humaitá e Cerro-Corá, que enfraqueceram as forças do exército lopista diante da resistência das tropas imperiais.