Sobre a gênese do pensamento filosófico, observe o texto a seguir:
O homem nada mais é que um junco, o mais frágil da natureza, mas um junco pensante. Um ‘junco pensante’, quer dizer, que duvida, afirma, nega, conhece poucas coisas, ignora muitas, ama, odeia, quer e não quer, imagina e sente.
BUZZI, Arcângelo R. Introdução ao Pensar, 1991, p. 163.
Com relação a esse assunto, é CORRETO afirmar que
O pensamento grego, essencialmente sentimentalista, privilegia, acima de tudo, o pensamento mítico e atribui ao entendimento valor inferior ao do sentimento ou da atividade do humano.
a gênese do pensamento filosófico considerou inerente à natureza humana o desejo de saber, a curiosidade espontânea para o conhecimento conceitual e discursivo.
a gênese do pensamento filosófico se encontra no pouco interesse moral; a significância maior está atrelada à necessidade de o homem conhecer o mundo exterior sem o sentido e a finalidade da vida.
a busca e o interesse filosófico representam, na realidade, uma tendência artificial do ser humano. O ser humano pode voltar-se para dentro de si; é o ser que tem consciência de si mesmo, não precisa projetar-se para fora, investigar o mundo.
a simples admiração é suficiente diante do milagre cotidiano da natureza e da vida que, por si só, explica o autêntico sentido da gênese do pensamento filosófico.
Conteúdo Exclusivo
Cadastre-se para ver dicas, estratégias e análise completa desta questão
Criar conta grátis →Fizemos o trabalho difícil para você não ter que fazer
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de AI + aprendizado ativo