Sobre a formação de imagens em espelhos planos, esféricos e lentes delgadas, dadas as opções a seguir,
I. A imagem de um objeto real formada por um espelho convexo é sempre direita, maior e virtual.
II. Um objeto extenso assimétrico e sua imagem num espelho plano constituem figuras enantiomorfas.
III. Os espelhos esféricos possuem diferentes aplicações. Os espelhos esféricos convexos apresentam um campo visual maior do que os espelhos planos em idênticas condições. Daí, o uso dos espelhos esféricos convexos como retrovisores em motocicletas e automóveis.
IV. A lupa é um instrumento óptico que fornece de um objeto real uma imagem virtual, direita e maior.
Para isso, o objeto deve está situado entre o foco-objeto e a lupa. verifica-se que está(ão) correta(s)
I, II, III e IV.
I, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
IV, apenas.
Esta questão aborda o tópico de óptica geométrica, especificamente a formação de imagens em espelhos planos, esféricos e lentes delgadas. Para responder corretamente, o aluno precisa entender como diferentes tipos de espelhos e lentes formam imagens e as características dessas imagens.
Reveja as características das imagens formadas por diferentes tipos de espelhos e lentes.
Lembre-se de que a imagem formada por um espelho plano é uma imagem espelhada do objeto.
Considere as aplicações práticas de diferentes tipos de espelhos e lentes.
Confundir as características das imagens formadas por diferentes tipos de espelhos e lentes.
Esquecer que a imagem formada por um espelho plano é uma imagem espelhada do objeto.
Não considerar as aplicações práticas de diferentes tipos de espelhos e lentes.
A óptica geométrica é o ramo da física que estuda a luz e os fenômenos associados, como reflexão e refração. Espelhos e lentes são dispositivos ópticos que manipulam a luz para formar imagens. Espelhos planos formam imagens virtuais, do mesmo tamanho que o objeto e invertidas. Espelhos esféricos podem ser côncavos ou convexos, cada um formando imagens de maneiras diferentes. Lentes delgadas também podem formar imagens reais ou virtuais, dependendo da posição do objeto.