Sobre a formação da população de Mato Grosso do Sul, é correto afirmar que:
o estado de Mato Grosso do Sul conta com uma das maiores populações indígenas do Brasil (são povos Guarani, Kadiwéu, Terena, Ofaié, Guaná e Guató), contudo suas contribuições culturais não são perceptíveis na sociedade, pois sempre foram excluídos de seus papéis sociais.
apesar de estar presente na maior parte do Brasil, no estado de Mato Grosso do Sul não se percebe nenhuma contribuição dos povos africanos que foram escravizados e trazidos para o Brasil, visto que a própria criação do estado (1977) é posterior à libertação dos escravos no Brasil (1888).
fazendo fronteira com dois países sulamericanos, Mato Grosso do Sul sofreu com uma política de formatação identitária que despreza qualquer forma de contribuição cultural dos vizinhos platinos, sendo que sua posição hegemônica regional foi decisiva para a implantação deste modelo cultural.
está fundamentada na multiculturalidade dos povos que já habitavam a região (índios) e de povos adventícios (descendentes de africanos, paulistas, mineiros, gaúchos, paraguaios, bolivianos), sendo que as identidades presentes no estado são determinadas pela matriz étnica de cada região.
a fronteira de Mato Grosso do Sul não deve ser vista como um elemento que colabora com o processo de formação cultural, visto que as cidades mais importantes do estado estão localizadas na sua porção central.