UNIFENAS Manhã 2018/1

Sobre a digestão extracelular, assinale a alternativa CORRETA:

a

A regulação hormonal estomacal é realizada por meio de dois hormônios (gastrina e enterogastrona). A gastrina é produzida pela mucosa da região pilórica do próprio estômago e tem ação estimulante (excitadora) sobre a secreção gástrica. A enterogastrona é produzida no intestino delgado (duodeno) em presença de gordura e inibe a secreção gástrica, facilitando a consolidação da digestão peptídica e restringindo a digestão dos alimentos energéticos.

b

A tripsina é sintetizada nas células pancreáticas na forma do precursor inativo – (tripsinogênio). A ativação do tripsinogênio é realizada pela enzima enteroquinase (produzida pelo intestino delgado). O tripsinogênio também pode ser ativado pela própria tripsina (autocatálise). Esta enzima atua sobre proteínas inteiras ou parcialmente digeridas, resultando em frações menores (peptídeos).

c

A principal enzima do suco gástrico é a pepsina (produzida na forma inativa de pepsinogênio, que é ativado pelo HCl e pela própria pepsina). A pepsina é uma enzima proteolítica (digere proteínas em peptídios) que atua num meio altamente ácido (pH ótimo = 2,0) e acima de pH = 5,0, tem sua atividade proteolítica potencializada favorecendo a digestão lipídica.

d

No duodeno, são lançadas as secreções do fígado e do pâncreas. Nessa primeira porção do intestino delgado, é realizada principalmente, a digestão química – com a ação conjunta da bile, do suco pancreático e do suco entérico atuando sobre o quimo. A secretina é liberada pelas células parietais, estimulando o pâncreas na secreção endócrina da somatostatina e do glucagon e o fígado na reciclagem das hemácias para a formação da bile.

e

As três cavidades gástricas iniciais dos ruminantes são formadas por epitélio estomacal enquanto que o abomaso é revestido por epitélio esofágico. As células da mucosa do omaso liberam enzimas proteolíticas capazes de digerir as bactérias provenientes do rúmen. Essas bactérias são mutualísticas no rúmen e a principal fonte de alimento proteico no omaso. O retículo em bezerros em lactação fica bloqueado devido ao fechamento da goteira esofágica.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Tempo médio
1 min
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de AI + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
Jairo Thiago
Conheci a plataforma através de uma reportagem e, como gosto de IA, resolvi investir. A quantidade de questões e suas análises foram tão boas que meu número de acertos foi o suficiente para entrar em Medicina na Federal do meu estado, só tenho que agradecer à equipe do AIO pela minha tão sonhada aprovação!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar