Sobre a crise do socialismo na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), é correto afirmar:
a) O sistema de economia planificada não foi capaz de acompanhar a terceira revolução industrial e tecnológica, de sorte que a indústria soviética já estava sucateada ao final da década de 80.
O Estado soviético privilegiou o investimento em indústrias de bens de consumo intensivas em mão de obra para atingir o pleno emprego, o que prejudicou a expansão das indústrias de bens de capital e da infraestrutura.
A vastidão territorial fez da Rússia um país de vocação agrícola, de modo que o desenvolvimento da economia soviética ficou dependente do aumento da produção e da produtividade agropecuária.
A decadência da URSS começa com as crises do petróleo, fato que levou o país a invadir o Afeganistão no intuito de controlar mais reservas petrolíferas e reduzir sua dependência das importações desse produto.
No início dos anos 90, a Rússia tinha um nível de qualidade de vida equivalente ao dos países mais desenvolvidos do mundo, de modo que a pobreza das demais Repúblicas Soviéticas fez surgir o separatismo.