Sobre a colonização inglesa nas suas TREZE COLÔNIAS - Na América do Norte, podemos afirmar:
A colonização inglesa nessas Treze Colônias foi no sentido de produzirem produtos tropicais voltados para a exportação.
As colônias do Norte produziam artigos tropicais, utilizando a mão-de-obra escrava e, por isso são chamadas colônias de exploração.
As colônias de povoamento foram povoadas, na sua maioria, por europeus que fugiam da EUROPA, devido a perseguição religiosa. Por isso faziam da América não um lugar de enriquecimento rápido, mas a nova pátria.
As Colônias do Sul, por terem um clima semelhante ao europeu, produziam gêneros de subsistência em pequenas propriedades utilizando mão-de-obra livre.
A Inglaterra sempre se preocupou em explorar, ao máximo, todas as Treze Colônias porque o lucro obtido por elas superava ao de todas as colônias inglesas existentes nos diversos continentes.
Para responder a esta questão, precisamos distinguir as características econômicas, sociais e motivacionais das três regiões coloniais inglesas na América do Norte (New England, Middle Colonies e Southern Colonies) e relacioná-las às descrições das alternativas.
Logo, a alternativa C é a correta, pois descreve adequadamente as colônias de povoamento (New England) como comunidades formadas por colonos europeus em busca de liberdade religiosa, não visando enriquecimento rápido, mas sim o estabelecimento de uma nova pátria.