UNIFENAS Tarde 2018/1

Sobre a bioquímica da fotossíntese, considere as afirmações abaixo

(  ) Nas reações de fixação do carbono, o NADPH2 e o ATP produzidos anteriormente nas reações luminosas são usados para reduzir o dióxido de carbono em composto orgânico. Nessa etapa ocorre uma série de reações denominadas de ciclo de Calvin. Nesse ciclo, três moléculas de COcombinam-se com um composto denominado de ribulose 1,5bifosfato (RuBP), formando um composto intermediário instável que se quebra e origina seis moléculas de 3-fosfoglicerato (PGA). As moléculas de PGA são então reduzidas a seis moléculas de gliceraldeído 3-fosfato (PGAL). De cada seis moléculas de PGAL formadas, 5 são usadas na regeneração da ribulose, e a molécula restante, utilizada na formação de compostos orgânicos, como glicídios, por exemplo. Sendo assim, é necessário que esse ciclo ocorra seis vezes para originar uma molécula de glicose.

(  ) No chamado fotossistema I, predomina a clorofila A. Essa, ao ser iluminada, perde elétrons excitados (ricos em energia). Elétrons são recolhidos por uma série de citocromos, substâncias que aceitam elétrons adicionais, tornando-se instáveis e transferindo esses elétrons para outras moléculas. À medida que passam pela cadeia de citocromos, os elétrons vão gradativamente perdendo energia, que é empregada na fosforilação (produção de ATP). Como essa fosforilação é possível graças à energia luminosa, captada pelos elétrons da clorofila, é chamada fotofosforilação. Após a passagem pela cadeia de citocromos, os elétrons retornam à molécula da clorofila A. Como os elétrons retornam para a clorofila A, o processo é cíclico.

(  ) No fotossistema II, a clorofila A, iluminada, perde um par de elétrons ativados, recolhidos por um aceptor especial, a ferrodoxina. Ao mesmo tempo, a clorofila B, excitada pela luz, perde um par de elétrons que, depois de atravessar uma cadeia de citrocromos, ocupa o "vazio" deixado na molécula da clorofila A. Durante a passagem desses elétrons pela cadeia de citocromos, há liberação de energia e produção de ATP. Como o "vazio de elétrons" da clorofila A não é preenchido pelos mesmos elétrons que saíram dessa molécula, o mecanismo é chamado fotofosforilação acíclica. A decomposição da ferrodoxina sintetiza a riboflavina (vitamina B3) e o ácido nicotínico (vitamina B6) que são decisivos para a fotólise de Hill.

(  ) No interior da matriz ou estroma dos cloroplastos, a água é decomposta na presença da luz. Essa reação é a fotólise da água. Dos produtos da fotólise da água, os elétrons vão ocupar os "vazios" deixados pela perda de elétrons pela clorofila B. Os prótons H+, juntamente com os elétrons perdidos pela clorofila A, irão transformar o NADP (nicotinamida-adenina-dinucleotídeo fosfato) em NADPH2. Ao mesmo tempo, oxigênio é liberado. Esse é um aspecto importante da fotossíntese: todo o oxigênio gerado no processo provém da fotólise da água e da evapotranspiração do ácido carbônico do parênquima clorofiliano.

Indique V (verdadeiro) e F (falso) na sequência de cima para baixo:

a

V-V-V-V.

b

F-F-F-F.

c

V-V-F-F.

d

F-V-V-F.

e

F-F-V-V.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar