“Sob qualquer aspecto, este foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha. É evidente que isto não foi acidental” (HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2003, p.38).
Considere as seguintes afirmações a respeito da Revolução Industrial:
I – O pioneirismo da Inglaterra no processo industrial deveu-se a fatores como capital acumulado, disponibilidade de mão de obra, matéria-prima própria, inovações técnicas, estabilidade política, uma poderosa marinha mercante.
II – O estado avançado em que se encontrava a organização trabalhista na Inglaterra foi um dos fatores de seu pioneirismo na Revolução Industrial.
III – A baixa remuneração do trabalho humano no processo industrial foi provocada pela ausência de leis que mediassem a relação trabalho-capital, assim como pelo excedente de mão de obra.
IV – Como resultados da Revolução Industrial, podemos apontar, entre outros, a urbanização, a proletarização dos artesãos, as revoltas de operários e o surgimento de leis trabalhistas, o desenvolvimento do imperialismo.
É correto APENAS o que se afirma em:
II, III e IV
I, II e III
I, III e IV
I e IV
I e II