ENEM 2015

Só num sentido muito restrito, o indivíduo cria com seus próprios recursos o modo de falar e de pensar que lhe são atribuídos. Fala o idioma de seu grupo; pensa à maneira de seu grupo. Encontra a sua disposição apenas determinadas palavras e significados. Estas não só determinam, em grau considerável, as vias de acesso mental ao mundo circundante, mas também mostram, ao mesmo tempo, sob que ângulo e em que contexto de atividade os objetos foram até agora perceptíveis ao grupo ou ao indivíduo.

MANNHEIM, K. Ideologia e utopia. Porto Alegre: Globo, 1950 (adaptado).

 

 

Ilustrando uma proposição básica da sociologia do conhecimento, o argumento de Karl Mannheim defende que o(a)

a

conhecimento sobre a realidade é condicionado socialmente.

b

submissão ao grupo manipula o conhecimento do mundo.

c

divergência é um privilégio de indivíduos excepcionais.

d

educação formal determina o conhecimento do idioma.

e

domínio das línguas universaliza o conhecimento.

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Resposta
A
Tempo médio
1 min

Resolução

Para resolver esta questão, é fundamental analisar o argumento central do texto de Karl Mannheim e conectá-lo com as opções fornecidas.

  1. Leitura Atenta do Texto: O texto afirma que o indivíduo não cria sozinho seu modo de falar e pensar. Ele "fala o idioma de seu grupo; pensa à maneira de seu grupo". Isso indica uma forte influência social sobre as capacidades cognitivas e linguísticas individuais.
  2. Identificação da Ideia Principal: Mannheim enfatiza que as palavras e significados disponíveis para um indivíduo são determinados pelo grupo social. Essas estruturas linguísticas e conceituais não apenas limitam ("determinam, em grau considerável") como também direcionam ("mostram [...] sob que ângulo e em que contexto") a percepção da realidade. A percepção é moldada pela história e pelas atividades do grupo.
  3. Relação com a Sociologia do Conhecimento: A questão menciona que o argumento ilustra uma proposição básica da sociologia do conhecimento. Este campo estuda como o conhecimento e o pensamento são influenciados por fatores sociais e históricos. O texto de Mannheim é um exemplo clássico dessa abordagem.
  4. Análise das Alternativas:
    • A: Afirma que o conhecimento sobre a realidade é condicionado socialmente. Isso corresponde diretamente à tese de Mannheim: o grupo, sua linguagem e sua história moldam como o indivíduo percebe e compreende o mundo.
    • B: Fala em "submissão" e "manipulação". Embora haja uma influência forte do grupo, o texto descreve um processo de condicionamento inerente à vida social, não necessariamente uma manipulação consciente ou uma submissão passiva. A linguagem de Mannheim é mais neutra.
    • C: Sugere que a divergência é rara ou excepcional. O texto foca na regra geral da influência do grupo, mas não discute explicitamente a natureza ou a possibilidade de divergência, nem a caracteriza como um "privilégio".
    • D: Restringe a influência ao "conhecimento do idioma" pela "educação formal". Mannheim fala do "idioma de seu grupo" e "maneira de pensar do grupo", que são adquiridos por meio de toda a socialização, não apenas pela educação formal.
    • E: Propõe que o domínio de línguas "universaliza" o conhecimento. O texto argumenta o contrário: a língua do grupo particulariza a percepção, mostrando o mundo sob um ângulo específico, condicionado pelo grupo.
  5. Conclusão: A alternativa que melhor resume a tese de Mannheim apresentada no texto, alinhada aos princípios da sociologia do conhecimento, é a A. O pensamento e a percepção da realidade não são puramente individuais, mas sim profundamente moldados pelo contexto social, pela linguagem e pelas experiências coletivas do grupo ao qual o indivíduo pertence.

Dicas

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Qual é a relação que o texto estabelece entre o indivíduo e o grupo social em termos de pensamento e linguagem?
De que forma a linguagem influencia a maneira como vemos o mundo, segundo o autor?
O pensamento individual é totalmente autônomo ou é moldado por fatores externos?

Erros Comuns

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Interpretar a influência do grupo como manipulação direta ou submissão (levando à opção B).
Não compreender a amplitude do conceito de "idioma do grupo" e restringi-lo à educação formal (levando à opção D).
Confundir a ideia de condicionamento social com a impossibilidade total de pensamento individual ou divergente (podendo levar a interpretações errôneas como a C).
Não captar que a linguagem, na visão de Mannheim, particulariza a visão de mundo do grupo, em vez de universalizá-la (erro que poderia levar à opção E).
Revisão

Sociologia do Conhecimento e Karl Mannheim

A Sociologia do Conhecimento é um ramo da sociologia que investiga as relações entre o pensamento humano e o contexto social em que ele surge. Ela parte do princípio de que o conhecimento não é absoluto ou puramente objetivo, mas sim influenciado, e em certa medida determinado, por fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e históricos.

Karl Mannheim (1893-1947) foi um sociólogo húngaro influente, considerado um dos fundadores da sociologia do conhecimento clássica. Em sua obra "Ideologia e Utopia", ele argumenta que diferentes grupos sociais desenvolvem diferentes estilos de pensamento e visões de mundo, baseados em suas posições e experiências sociais. Ele explora como a linguagem, as categorias de pensamento e as próprias percepções da realidade são moldadas pelo pertencimento a um grupo social específico. A ideia central é que nosso acesso ao mundo é mediado pelas ferramentas conceituais e linguísticas que herdamos de nossa sociedade e grupo.

34%
Taxa de acerto
6.9
Média de pontos TRI
Habilidade

Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
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