Simone de Beauvoir é autora de O Segundo Sexo, um clássico sobre o lugar da mulher no mundo, publicado em 1949. A filósofa francesa é reconhecida como uma das importantes autoras da teoria social do feminismo. É dela uma das citações mais mencionadas sobre a questão da mulher:
Poucas tarefas são mais parecidas com a tortura de Sísifo do que o trabalho doméstico, com sua repetição sem fim: a limpeza se torna sujeira, a sujeira é limpeza, uma e outra vez, dia após dia. A dona de casa se desgasta com o passar do tempo: ela não faz nada, apenas perpetua o presente. Comendo, dormindo, limpando..., os anos já não se levantam para o céu, eles se espalham adiante, cinzas e idênticos. A batalha contra a poeira e a sujeira nunca é vencida.
(BEAUVOIR, S. O segundo sexo: a experiência vivida. Trad.: Sérgio Milliet. 2. ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967, p. 199-200. Adaptado.)
Considerada a descrição de Simone de Beauvoir sobre a mulher, analise as assertivas a seguir e marque a única alternativa que está de acordo com a perspectiva dessa filósofa:
A felicidade foi uma das maiores preocupações de Simone de Beauvoir, abordada em seu livro, O Segundo Sexo. Nele, a felicidade só é alcançada quando a mulher realiza o papel de senhora da casa.
Um aspecto relevante no livro, O Segundo Sexo, é a ideia de que o papel que a mulher assume na sociedade está diretamente ligado ao destino biológico, ou seja, o que define o feminino depende unicamente do sexo, fator biológico da constituição físico-química do corpo humano.
Simone de Beauvoir, no livro O Segundo Sexo, defende a distinção entre sexo e gênero. Ou seja, o primeiro é um fator biológico, ligado à constituição físico-química do corpo humano; o segundo é construído pela sociedade, ou seja,ser homem ou ser mulher não é um dado natural, mas algo performático e social.
A mulher é um tema recorrente no livro O Segundo Sexo. Nele Beauvoir trata o aspecto biológico, no qual aborda a fragilidade das mulheres. Ela entende que o trabalho doméstico, como limpar poeira e piso ou mesmo cozinhar, é trabalho leve e, portanto, pode se repetir cotidianamente.