UNIFENAS tarde 2015/2

Sequoia é uma gimnosperma do gênero das coníferas. É considerada um dos maiores e mais antigos seres vivos da Terra. Há milhões de anos, essas árvores cresciam em grandes florestas na maior parte do mundo. Apenas duas espécies de sequoias verdadeiras sobrevivem, além de uma espécie chinesa que pertence à mesma família. Os dois tipos de sequoia verdadeira – a sempre-verde e a gigante – são encontrados principalmente nos EUA. Muitas das sequoias-gigantes são milenares. Estima-se que o exemplar norte-americano “Árvore do General Sherman”, por exemplo, tenha cerca de 3.500 anos.

Sobre as gimnospermas são feitas algumas ponderações:

I . Algumas gimnospermas, como o pinheiro-europeu, apresentam estróbilos monoclinos que através da hercogamia inviabilizam a autopolinização, contribuindo para minorar o hibridismo e potencializar a variabilidade genética.

II. Após a deposição do pólen sobre o estigma receptivo, este germina, produzindo o tubo polínico, que cresce através do estilete, penetrando através da micrópila, o óvulo. Ao atingir o saco embrionário, o tubo se rompe liberando os dois núcleos espermáticos, sendo que um fecundará a oosfera, originando um zigoto e o outro se unirá aos 2 núcleos polares, originando um tecido de reserva, o endosperma ou albúmen.

III. O pinhão é do tipo cariopse deiscente partenocárpico que se abre para liberar sementes portadoras de um tecido de reserva diploide, oriundo do megasporângio. O fogo ecológico e a gralha azul são muito importantes na disseminação dos pinhões.

IV. No início da primavera, os microsporócitos presentes nos microsporângios dividem-se por meiose, cada um deles produzindo quatro micrósporos haploides. Cada micrósporo diferencia-se em grão de pólen alado.

V. Em algumas gimnospermas primitivas é comum a ocorrência de cleistogamia, ou seja, mecanismo que permite a autofecundação antes de ocorrer a abertura do estróbilo díclino feminino. Nesse caso a protandria e a protoginia são mecanismos ineficazes. Assim quanto mais baixa a variabilidade gênica maior a propensão do vegetal desenvolver parasitoses, devido ao bloqueio da ação das fitoalexinas.
a
Todas as alternativas são verdadeiras.
b
Todas as alternativas são falsas.
c
Apenas a alternativa IV é verdadeira.
d
Apenas as alternativas I e V são falsas.
e
Apenas as alternativas I, III e V são falsas.
Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Tempo médio
50 s
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar